A Cinevale – Mostra Aberta Itinerante de Cinema do Vale do Jequitinhonha – foi concebida com o objetivo de difundir a produção cinematográfica brasileira em segmentos populacionais que a ela não têm acesso.
O acervo nacional registra e ao mesmo tempo difunde nossas manifestações, tradições e peculiaridades pois o cinema é um poderoso veículo não só de informações, mas de ideologias e hábitos diversos.
A exibição de filmes brasileiros, além da diversão e entretenimento, é uma ação cultural em defesa de nossa soberania, divulgando o que o Cinema Nacional vem preservando para as gerações futuras – nossa identidade –, um patrimônio intangível e incalculável.
A Cinevale pretende, também, promover alguns reencontros: do cinema com a praça e da praça com os cidadãos. Seja mesmo uma praça, ou simplesmente uma rua, uma quadra, um pátio ou um campo de futebol: a tela será erguida, as cadeiras distribuídas e as luzes apagadas, para que, sob o céu de sua cidade nossos astros brasileiros tomem conta do espetáculo.
Não precisa pagar para ver.
É só comparecer.

CURUPIRA

Brasil-RJ, 11 min, animação, cor, 2003

Narração de Matheus Nachtergaele.

SINOPSE
Numa noite de lua cheia, um caçador aventureiro desafia as trevas e os mistérios da floresta com sua espingarda e um ajudante, quando uma criatura de cabelos vermelhos e pés virados para trás os surpreende. É o Curupira, o espírito guardião da floresta, segundo a lenda.

FICHA TÉCNICA
Direção: Humberto Avelar Produção: Patrícia Alves Dias. Produção Executiva: Regina de Assis. Direção de Arte e Cenários: André Leão. Leiautes: Júlio Erthal. Trilha Sonora, Produção Musical e Desenho Sonoro: Paulo Brandão e Paulo Muylaert.

Nenhum comentário: