A Cinevale – Mostra Aberta Itinerante de Cinema do Vale do Jequitinhonha – foi concebida com o objetivo de difundir a produção cinematográfica brasileira em segmentos populacionais que a ela não têm acesso.
O acervo nacional registra e ao mesmo tempo difunde nossas manifestações, tradições e peculiaridades pois o cinema é um poderoso veículo não só de informações, mas de ideologias e hábitos diversos.
A exibição de filmes brasileiros, além da diversão e entretenimento, é uma ação cultural em defesa de nossa soberania, divulgando o que o Cinema Nacional vem preservando para as gerações futuras – nossa identidade –, um patrimônio intangível e incalculável.
A Cinevale pretende, também, promover alguns reencontros: do cinema com a praça e da praça com os cidadãos. Seja mesmo uma praça, ou simplesmente uma rua, uma quadra, um pátio ou um campo de futebol: a tela será erguida, as cadeiras distribuídas e as luzes apagadas, para que, sob o céu de sua cidade nossos astros brasileiros tomem conta do espetáculo.
Não precisa pagar para ver.
É só comparecer.

VIDA DE MENINA

Brasil-MG, 101 min, drama, cor, 35mm, 2004

Com Ludmila Dayer, Daniela Escobar, Dalton Vigh, Maria de Sá, Camilo Bevilacqua, Lígia Cortez, Lolô Souza Pinto e Benjamim Abras.

SINOPSE
Helena Morley é uma adolescente que vive em Diamantina os reflexos da decadência da mineração e da abolição da escravatura, no Brasil agora republicano. No diário que começa a escrever naquela época, relata sua luta para ter liberdade e individualidade e desmascara a hipocrisia e a falsidade que percebe no mundo dos adultos, sem perder uma infantil alegria de viver.

FICHA TÉCNICA

Diretora: Helena Solberg. Roteiro: Elena Soárez & Helena Solberg. Produtor: David Meyer. Co-Produtora: Clélia Bessa. Diretor de Fotografia: Pedro Farkas e ABC. Diretor de Arte: Beto Mainieri. Figurino: Marjorie Gueller. Música Original: Wagner Tiso. Som Direto: Paulo Ricardo Nunes. Abertura: Fernando Pimenta. Montagem: Diana Vasconcellos.

Nenhum comentário: