A Cinevale – Mostra Aberta Itinerante de Cinema do Vale do Jequitinhonha – foi concebida com o objetivo de difundir a produção cinematográfica brasileira em segmentos populacionais que a ela não têm acesso.
O acervo nacional registra e ao mesmo tempo difunde nossas manifestações, tradições e peculiaridades pois o cinema é um poderoso veículo não só de informações, mas de ideologias e hábitos diversos.
A exibição de filmes brasileiros, além da diversão e entretenimento, é uma ação cultural em defesa de nossa soberania, divulgando o que o Cinema Nacional vem preservando para as gerações futuras – nossa identidade –, um patrimônio intangível e incalculável.
A Cinevale pretende, também, promover alguns reencontros: do cinema com a praça e da praça com os cidadãos. Seja mesmo uma praça, ou simplesmente uma rua, uma quadra, um pátio ou um campo de futebol: a tela será erguida, as cadeiras distribuídas e as luzes apagadas, para que, sob o céu de sua cidade nossos astros brasileiros tomem conta do espetáculo.
Não precisa pagar para ver.
É só comparecer.

TURMALINA

Na sede da Associação do Artesanato, em José Silva, no dia 17 de setembro, quarta-feira, e na Quadra Poliesportiva, em Buriti, no dia 19 de setembro, sexta-feira, a partir das 18h30min, foram exibidos os curtas: Curupira, Caçadores de Saci, Vida Maria, O Boto e o longa Tapete Vermelho.

Na Praça da Matriz, no Centro, no dia 20 de setembro, sábado, a partir das 19h30min, foram exibidos os mesmos filmes e também os curtas: Matinta Perera, Galinha ao Molho Pardo, Iara e Minhocas.

MINAS NOVAS

Na Praça São Francisco de Assis, em Imbiruçu, no dia 15 de setembro, segunda-feira, a partir das 19h30min, foram exibidos os curtas: CurupiraCaçadores de SaciVida MariaO Boto e o longa Tapete Vermelho.

Os mesmos exibidos na Praça Santo Antônio, em Lagoa Grande, no dia 11 de setembro, quinta-feira, e na Praça da Gruta, no dia 12 de setembro, sexta-feira. No sábado, dia 13, foram exibidos os curtas: Matinta PereraGalinha ao Molho PardoIaraMinhocas e o longa Narradores de Javé.

VEREDINHA

A partir das 18h30min, na Praça da Igreja Católica, em Mendonça, no dia 9 de setembro, terça-feira, e na Praça do Cruzeiro, no Centro, no dia 10 de setembro, quarta-feira, foram exibidos os curtas: Curupira, Caçadores de Saci, Vida Maria, O Boto e o longa Tapete Vermelho.

CAPELINHA

A partir das 18h30min, no Campo de Futebol, em Ponte Nova, no dia 3 de setembro, quarta-feira, e na Avenida São Sebastião, em Vendinhas, no dia 4 de setembro, quinta-feira, foram exibidos os curtas: Curupira, Caçadores de Saci, Vida Maria, O Boto e o longa Tapete Vermelho.

Na Praça do Povo, no Centro, a partir das 19h30min, no dia 5 de setembro, sexta-feira, foram exibidos os mesmos curtas e o longa
Vida de Menina. E no dia 6 de setembro, sábado, foram exibidos os curtas: Matinta Perera, Galinha ao Molho Pardo, Iara, Minhocas e o longa Narradores de Javé.

ITAMARANDIBA

Na Praça dos Agricultores, no Centro, no dia 29 de agosto, sexta-feira, a partir das 19h30min, e na Praça Manoel Vieira Rocha, em Contrato, no dia 2 de setembro, terça-feira, a partir das 18h30min, foram exibidos os curtas: Curupira, Caçadores de Saci, Vida Maria, O Boto e o longa Tapete Vermelho.

Na Praça da Igreja São Sebastião, em Fazendinha, no dia 30 de agosto, sábado, a partir das 19h30min, foram exibidos os curtas:
Matinta Perera, Galinha ao Molho Pardo, Iara, Minhocas e o longa Narradores de Javé.

CARBONITA

Na Praça da Igreja Católica, em Sant'Ana, no dia 28 de agosto, quinta-feira, a partir das 18h30min, foram exibidos os curtas: Curupira, Caçadores de Saci, Vida Maria, O Boto e o longa Tapete Vermelho.

TAPETE VERMELHO

Brasil-SP, 100 min, comédia, cor, 35mm, 2006

Com Matheus Nachtergaele, Vinícius Miranda, Gorete Milagres, Rosi Campos, Aílton Graça, Jackson Antunes, Paulo Betti, Débora Duboc, Paulo Goulart e Cássia Kiss.

SINOPSE
Com a mulher, o filho de dez anos e o burro Policarpo, Quinzinho viaja pelas cidades para cumprir uma promessa feita a seu pai: levar Neco ao cinema para assistir a um filme de Mazzaropi. Na trilha do ídolo de seu pai, Quinzinho e sua família vivem inusitadas aventuras.

FICHA TÉCNICA

Direção: Luiz Alberto Pereira. Roteiro: Luiz Alberto Pereira e Rosa Nepomuceno. Produção Executiva: Ivan Teixeira e Vicente Miceli. Direção de Produção: Andrezza de Faria. Fotografia: Uli Burtin. Direção de Arte: Chico de Andrade. Figurino: Carol Li e David Parizotti. Música: Renato Teixeira. Desenho de som: Nério Barbéris. Som Direto: Jorge Vaz. Mixagem: Estúdio New Art – México. Administração: Tereza Landgraf. Montagem: Júnior Carone. Produtora: LAPFILME Produções Cinematográficas Ltda. Co-produção: Quanta, Master Shot, Tele Image.

NARRADORES DE JAVÉ

Brasil-RJ, 100 min, ficção, cor, 35mm, 2003

Com José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele, Rui Rezende, Gero Camilo, Luci Pereira, Silvia Leblon, Nelson Dantas, Orlando Vieira, Roger Avanzi e Maurício Tizumba.

SINOPSE
Para evitar que Javé seja encoberto pelas águas de uma nova hidrelétrica, os moradores decidem produzir, a partir de sua memória oral, um documento que registre a história do vilarejo. Por ser o único alfabetizado, Antônio Biá, indivíduo de caráter duvidoso, é incumbido da tarefa, que vai se tornando impraticável pois “quem conta um conto, aumenta um ponto”.

FICHA TÉCNICA

Direção: Eliane Caffé. Roteiro: Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caffé. Produção: Vânia Catani. Produção Executiva: Caio Gullane, Fabiano Gullane e Vânia Catani. Direção de Produção: André Montenegro e Rui Pires. Direção de Fotografia: Hugo Kovensky. Direção de Arte: Carla Caffé. Cenógrafa: Cibele Gardim. Figurino: Cris Camargo. Maquiagem: Uirandê Hollanda. Editor: Daniel Rezende. Direção Musical: DJ Dolores. Edição de Som: Miriam Bidermman. Som Direto: Romeu Quinto.

VIDA DE MENINA

Brasil-MG, 101 min, drama, cor, 35mm, 2004

Com Ludmila Dayer, Daniela Escobar, Dalton Vigh, Maria de Sá, Camilo Bevilacqua, Lígia Cortez, Lolô Souza Pinto e Benjamim Abras.

SINOPSE
Helena Morley é uma adolescente que vive em Diamantina os reflexos da decadência da mineração e da abolição da escravatura, no Brasil agora republicano. No diário que começa a escrever naquela época, relata sua luta para ter liberdade e individualidade e desmascara a hipocrisia e a falsidade que percebe no mundo dos adultos, sem perder uma infantil alegria de viver.

FICHA TÉCNICA

Diretora: Helena Solberg. Roteiro: Elena Soárez & Helena Solberg. Produtor: David Meyer. Co-Produtora: Clélia Bessa. Diretor de Fotografia: Pedro Farkas e ABC. Diretor de Arte: Beto Mainieri. Figurino: Marjorie Gueller. Música Original: Wagner Tiso. Som Direto: Paulo Ricardo Nunes. Abertura: Fernando Pimenta. Montagem: Diana Vasconcellos.

CURUPIRA

Brasil-RJ, 11 min, animação, cor, 2003

Narração de Matheus Nachtergaele.

SINOPSE
Numa noite de lua cheia, um caçador aventureiro desafia as trevas e os mistérios da floresta com sua espingarda e um ajudante, quando uma criatura de cabelos vermelhos e pés virados para trás os surpreende. É o Curupira, o espírito guardião da floresta, segundo a lenda.

FICHA TÉCNICA
Direção: Humberto Avelar Produção: Patrícia Alves Dias. Produção Executiva: Regina de Assis. Direção de Arte e Cenários: André Leão. Leiautes: Júlio Erthal. Trilha Sonora, Produção Musical e Desenho Sonoro: Paulo Brandão e Paulo Muylaert.

CAÇADORES DE SACI

Brasil-BA, 13 min, ficção, cor, 2005

Com Lúcio Tranchesi, Agnaldo Lopes, Cristiane Mendonça, Áurea Montebello, Gleiciane Cardoso, Edneas de Jesus, Carlos Magno Spath Lobato, Marco Peso Ribeiro, Lucas de Jesus Souza, Jonas Silva Laborda, Lucas Wilber S. Laborda.

SINOPSE
Na chácara de Onofre, a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite azeda, o feijão queima na panela, entre outros estranhos acontecimentos. Onofre contrata Valdevino, o maior caçador de sacis do sertão, que convoca toda a família para capturar os moleques de uma perna só.

FICHA TÉCNICA
Direção: Sofia Federico. Roteiro: Ilma Nascimento e Sofia Federico. Direção de Arte: Maurício Martins. Fotografia: Mush Emmons. Produção Executiva: Solange Lima. Gerência de Produção: Renata Rezende. Produção de Elenco: Bertho Filho. Som Direto: Thor Medeiros. Música: Marquinho Carvalho. Montagem e finalização: Marcos Povoas. Animação: Fred Santana. Imagens 3D: Michael Marques, André Gama. Produção: Jaguatirica Cinema e Fotografia; Araçá Azul; Doc Doma Filmes. Produtor Associado: Roda Mundo; Vitrola Áudio Criativo; Sirigüela Studios.

VIDA MARIA

Brasil-CE, 8 min, animação, cor, 2007

SINOPSE
Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

FICHA TÉCNICA
Direção, Computação Gráfica, Roteiro Original, Edição, Vozes: Márcio Ramos. Produção: Joelma Ramos. Produção Executiva: Isabela Veras. Trilha Sonora: Hérlon Robson. Storyboard e Concepts: Michelângelo Almeida, Roberto Fernandez.

O BOTO

Brasil-RJ, 11 min, animação, cor, 2005

Narração de Regina Casé

SINOPSE
Às margens do rio Amazonas viviam, num barco de pesca, um pescador e sua filha, cuja monotonia era alterada apenas pelas brincadeiras de um boto cor-de-rosa. Certa noite, acontece uma divertida e surpreendente revelação...

FICHA TÉCNICA
Direção: Humberto Avelar. Produção: Patrícia Alves Dias. Produção Executiva: Regina de Assis. Coordenação Geral: Marcos Ozório. Direção de Arte: André Leão. Leiautes: Arturo Uranga, André Leão. Produção Musical e Desenho Sonoro: A. Marcelo Galbetti. Música, arranjo e regência: Mário Zaccaro.

MATINTA PERERA

Brasil-RJ, 13 min, animação, cor, 2006

Narração de Laura Cardoso.

SINOPSE
Num lugarejo, bem no interior do Brasil, costumava-se ouvir o canto de um pássaro misterioso. Temerosas. as pessoas deixavam oferendas em suas portas para afastar Matinta Perera, um misto de pássaro e bruxa. Mas quando a coragem vence o medo, coisas impressionantes acontecem.

FICHA TÉCNICA
Direção: Humberto Avelar. Produção: Patricia Alves Dias. Produção Executiva: Regina de Assis. Direção de Arte: Sérgio Glenes, Paulo Visgueiro. Leiautes: Sérgio Glenes. Trilha Original: E. Villani-Côrtes, Ed Cortês. Produção e Direção Musical: Ed Cortês.

GALINHA AO MOLHO PARDO

Brasil-MG, 9 min, comédia, cor, 2007

Com Matheus Gonçalves, Aruana Silva, Ana Luisa Alves, Jefferson Coutinho, Almir Lima. Mário César Camargo (Locução) e Aggeo Simões (voz do papagaio).

SINOPSE
Um menino tenta evitar que uma galinha seja servida ao molho pardo no almoço de domingo. Mas, se depender do papagaio falastrão, Fernanda – nome que o menino deu à galinha – não escapa do facão da cozinheira. Baseado em conto do livro "O Menino no Espelho", de Fernando Sabino.

FICHA TÉCNICA
Direção: Feliciano Coelho.Roteiro: Feliciano Coelho e Javier Galindo. Produção executiva: Hélio Martins. Direção de Produção: Alessandro “Torino” Viggili. Coordenação de Produção: Eduardo Lopes. Fotografia: Paulo Polônio. Direção de Arte: Silvana Coelho. Montagem/Edição: Daniel Borges, Marinho Antunes. Som: Nélio Costa, Pedro Asphahan. Trilha Sonora: Estúdio Máquina.

IARA

Brasil-RJ, 10 min, animação, cor, 2005

Narração de José Dumont.

SINOPSE
Desiludido com a ganância de seus colegas, o garimpeiro Pedro refugia-se num recanto de paz e beleza, às margens de um grande e rico rio, no coração do Brasil. Ali, o rapaz se depara com Iara, a mãe-d'água. Porém, logo o dono do garimpo o alcança.

FICHA TÉCNICA
Direção: Sérgio Glenes. Produção: Patrícia Alves Dias. Produção Executiva: Regina de Assis. Coordenação Geral: Marcos Ozório. Direção de Arte: Sérgio Glenes. Leiautes: Paolo Conti, José Marcio Micolosi. Cenários: Ana Queila Galli e Sérgio Glenes. Música, Produção Musical e Desenho Sonoro: Paulo Brandão e Paulo Muylaert.

MINHOCAS

Brasil-SP, 14 min, animação, cor, 2006

SINOPSE

O caçula de uma família de minhocas, para entender o mundo que o cerca, bombardeia pai, mãe e avô de perguntas que eles não conseguem responder. Até que o pai decide mostrar a ele, na prática, a resposta à questão que não pára de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima?

FICHA TÉCNICA

Direção Geral e Animação: Paolo Conti. Roteiro e Direção de Fotografia: Paulo de Tarso. Produção Executiva: Animaking. Direção de Produção: Arthur Medeiros. Direção de Arte e Cenografia: Policarpo Graciano. Chefe de Maquinária e Elétrica: Carlo Conti. Storyboard: Laurent Cardon e Paolo Conti. Sonorização: Fuego Sonoro.